Por que você deve praticar Parkour?

Se você já é praticante de Parkour, este texto não é para você. Se você caiu aqui por acaso, nem sabe do que estou falando, então sim, você está no lugar certo! Vou explicar aqui resumidamente os diversos benefícios que você está perdendo por estar aí e até agora não ter experimentado essa disciplina incrível.

Mas para começar, o que é Parkour? Parkour, geralmente é associado aos malucos que pulam prédio, sobem paredes e não tem medo da morte. Na verdade ele é muito mais que isso. Parkour é uma disciplina de treinamento focada na ultrapassagem de obstáculos. Mas mais que isso, Parkour é uma complexa linguagem de movimento.  Então vamos lá, seguem 10 motivos (dentre milhares) do porque você já deveria estar praticando Parkour:

1 – BENEFÍCIOS DE UMA ATIVIDADE FÍSICA

Não vou citar aqui todos os benefícios relacionado à saúde por se praticar exercício, existem diversas fontes todos os dias falando sobre isso. Provavelmente você que está lendo este texto sabe como é importante o exercício quando se pensa em qualidade de vida.

Primeiro de tudo o Parkour é um treinamento. Independente do seu objetivo na prática, a maior realidade que você vai encontrar é movimento, muito movimento. As aulas de Parkour têm uma característica muito benéfica dentre os possíveis exercícios que você pode fazer.

O Parkour está no patamar de atividades de alta intensidade. Diferente dos exercícios aeróbios mais comuns (que também trazem diversos benefícios), os exercícios intervalados de alta intensidade têm ganho cada vez mais notoriedade no meio científico. Treinos em circuitos, crosstraining, e outros métodos tem sido cada vez mais utilizados pois estão diretamente associados a melhoras significativas nos níveis de aptidão física. Diversos estudos têm mostrado que poucos minutos de um exercício em alta intensidade podem trazer os mesmos benefícios que horas em exercícios aeróbios de baixa intensidade.

2- O PARKOUR FOGE DO MESMO

Conheço muitas pessoas que não suportam mais academias convencionais. Nada contra os treinamentos tradicionais, para nós, quanto mais exercício físico, melhor! Mas realmente, muitas pessoas não se adaptam a rotinas de exercício com poucas variações. Na verdade, nós já vivemos rotinas em trabalhos, estudos, família, na hora do treinamento, tem que ter algo novo, não é mesmo?

As aulas de Parkour são sempre diferentes. Como o Parkour é formado por uma variedade muito grande e complexa de possibilidades de movimentos. Raramente você terá uma aula igual. Todos os dias de treino, terão variações e situações muito diferentes. Isso faz com que você sempre explore mais o seu corpo, com estímulos diferentes, o que proporciona uma infinidade de adaptações neuro-motoras e psicológicas positivas!

Parkour Condicionamento Físico

3- PARKOUR É AUTONOMIA

Uma qualidade fantástica do Parkour é que nas aulas, não criamos uma relação de dependência entre aluno/professor. Acreditamos que os professores são mediadores, e o desafio deles é propor situações para que os alunos, em conjunto, criem soluções e desenvolvam todas as suas potencialidades. Um dos principais pontos desenvolvidos na aula, é que tudo que você aprende, é seu, e você poderá aplicar em qualquer momento, em qualquer lugar.

Apesar das aulas se mostrarem como uma ótima forma de desenvolver suas habilidades. Você tem autonomia para praticar os movimentos que aprende em qualquer lugar, independente de aparelhos ou espaço. Mesmo em duas linhas no chão (até mesmo imaginárias), é possível fazer um treino irado!

4- SEU CORPO É A ÚNICA FERRAMENTA

Para praticar Parkour você não precisa de tênis, chuteira, cotoveleira, máquina, nada! O único bem indispensável para a prática é um que, se você cuidar bem, dura a vida inteira: seu corpo!  Sendo assim, não há nada que te separe da sua primeira aula, a não ser a decisão de praticar. Qualquer roupa confortável, qualquer tênis, faz de você um praticante de Parkour potencial, que poderá aproveitar de todos estes benefícios aqui citados, investindo apenas seu tempo para ter uma vida muito mais legal!

5- O PARKOUR É AUTOSUFICIENTE

Tá, mas e aí, quem pode fazer? A resposta menos óbvia para quem ainda acha que o Parkour é pular prédio: qualquer um! Você não precisa de preparo nenhum antes de começar a praticar Parkour. Você não precisa ser um super atleta nem ter super poderes. Pelo contrário, talvez a maioria dos praticantes realmente não se encaixavam em outras práticas, e encontraram no Parkour um lugar para sempre.

Não estou dizendo aqui que é só sair por aí escalando, saltando, e se jogando de lugares altos. Não! Mas treinando Parkour da forma correta (com aulas e profissionais, por exemplo), você, independente de idade, sexo, limitações ou histórico esportivo, irá desenvolver todos os atributos necessários para a prática. Força, potência, resistência, agilidade, e outras capacidades e habilidades físicas são trabalhadas a todo momento nas aulas de Parkour. Não se preocupe se nunca fez nada, venha e aproveite tudo o que Parkour pode te ensinar!

parkour-3

6- PARKOUR É SEGURO

O Parkour é visto como algo arriscado por muita gente, e entendo isso. Na verdade, ela tem sim seus riscos. O que acredito fortemente é que, por ser uma atividade que trabalha o tempo todo com estes riscos, ela nos prepara para lidar com eles. Acaba caindo num paradoxo: o fato do parkour ser arriscado, você saber e se preparar para isso, o torna muito seguro!

Raros são os casos de lesões nas aulas de Parkour. A percepção espacial e o cuidado que os alunos de Parkour desenvolvem ao longo desse processo de ‘construção’de habilidades, gera uma segurança fantástica, que acaba refletindo no cotidiano desses praticantes. Sendo assim, os riscos presentes são uma forma de nos ensinar a respeitar nossos limites e trabalhar duro para desenvolver nossas habilidades.

7- MEDOS

Não tem como falar em movimento, corpo, riscos, e não falar de aspectos psicológicos. E um dos mais presentes e fantásticos na prática do Parkour são os medos. O medo tem um papel importantíssimo para o praticante de Parkour. Ele é uma espada que corta dos dois lados. Enquanto atua na nossa proteção, estabelecendo limites e impede que façamos algo prejudicial a nós mesmos, muitas vezes acaba nos limitando.

No Parkour, o medo é trabalhado, e descobrimos até onde realmente ele está nos limitando ou nos protegendo. Isso com progressões, calma e paciência. Pouco a pouco, vamos descobrindo que aquele ‘impossível’ que surgiu na nossa mente depois de tantos “nãos” durante toda a vida, na verdade pode se tornar possível e de forma muito segura! Enfrentar pequenos medos relacionados ao seu corpo em movimento, abre um caminho gigantesco de possibilidades para você, que podem refletir muito além das aulas de Parkour!

8- VISÃO DO MUNDO

Os benefícios físicos que refletem na saúde são bem evidentes. Mas existe um outro lado que soa até poético na prática do Parkour. Essa atividade de intensa aventura e descobertas, abre nossos olhos para um novo mundo. Uma nova visão e relação do nosso corpo com o ambiente. Um sentimento de que você consegue experimentar qualquer coisa, tentar qualquer coisa, e que independente de conseguir ou não, a riqueza do processo é tão valiosa e gratificante que pouco importa o produto final. Aprendemos a valorizar a jornada, o caminho, o percurso.

Descobrimos que na vida, como nos treinos, o que menos importa é seu Ponto A, o lugar que você está agora, seu ponto de partida. O que realmente importa é o Ponto B, seu objetivo, onde você quer chegar. E quando chegar lá? Haverão muitos outros objetivos e metas para conquistar. O Parkour abre nossos olhos para um estímulo importante, estar sempre em movimento.

 9- O MUNDO É SEU PLAYGROUND

Talvez você, ao ler este texto, lembrou de quando era criança e brincava subindo árvores, muros, pulando pedras, e por aí vai. Velhos tempos onde o vídeo-game era na vida real, né? Agora pense, se de repente, o mundo inteiro, qualquer lugar mesmo, se tornasse um possível playground para você?

Há aquela famosa frase de que envelhecemos porque paramos de brincar. O Parkour é uma forma de brincar, de aprender, de se tornar mais saudável. E o melhor de tudo, é uma linguagem universal, que funciona em qualquer lugar do mundo, basta você se movimentar.

Parkour e Diversão

10- É DIVERTIDO!

Por fim, e o mais importante: PARKOUR É MUITO DIVERTIDO! Você vai passar por todos estes processos acima, e muitos outros, sem nem perceber. Vai estar tão legal, tão divertido, que vai parecer mais uma brincadeira, um jogo, um sonho!

Mesmo que seja uma brincadeira que te deixe com algumas dores musculares no dia seguinte, natural do processo de adaptação do exercício físico, tenho certeza que o sentimento de felicidade e os momentos de diversão serão recompensadores.

Depois de tudo isso, você não vai querer perder tempo parado. Movimente-se, agende uma aula experimental, e repasse esse texto para todos aqueles que também estão perdendo a chance de conhecer um lado muito mais maneiro da vida!

Nos vemos por aí, no nosso playground sem fim! 😀