Não se engane achando que você vai encontrar nesse post lindas edições em FULL HD. Aqui estão reunidos apenas os clássicos, os imperdíveis, aqueles que chocaram a comunidade do Parkour e fizeram história.

Todos esses vídeos ajudaram a definir o Parkour como é hoje e mostram como chegamos até aqui, seja pela mensagem passada, pela qualidade dos movimentos ou pelas pessoas envolvidas. Foi ótimo escrever esse post e rever todos esses vídeos, bateu aquela nostalgia boa e deu tempo suficiente para refletir sobre vários aspectos da prática. Aconselho a todos a verem, ou reverem, tudo isso. Vale a pena!

Ah! Talvez se você for fuçar bem nos links, encontre uma data bem mais recente do que a real data em que o vídeo foi lançado. Isso é porque o parkour é mais antigo que o YouTube. Alguns materiais foram bem chatinhos de serem encontrados, mas preciso agradecer, sinceramente, ao Duddu Rocha, por facilitar minha vida (e a de todos vocês) traduzindo boa parte de tudo que temos que aqui e upando em seu canal. Valeu Duddu!

Então, vamos lá! Os 10 Clássicos do Parkour que você não pode deixar de ver:

TF1 Interview – David Belle e Yamakasi

Um dos materiais jornalísticos mais antigos sobre o Parkour a que temos acesso, se não o mais antigo. A entrevista da TF1 abriu os olhos do mundo para o Parkour, já nessa época a entrevista deu ênfase a ‘fama’ que os atletas tinham, tratando-os quase como astros. É engraçado pensar que o Parkour já não era tão novo nessa época. O problema era que o acesso a câmeras era bem mais difícil e a internet quase não existia.

No início do vídeo vemos David Belle e Sebastian Foucan fazendo alguns movimentos pelas vielas de Lisses e, logo em seguida, a entrevista da ênfase ao grupo Yamakasi, que na época havia recém-lançado o filme Yamakasi – Filhos do Vento e estavam levando uma vida de celebridades pela França.

Se você tiver tempo, vale a pena dar uma olhada também no Speed Air Man e no “On Avance Tour Jours, Et Vous?”, ambos de David Belle.

Generation Yamakasi

É um documentário essencial para todos que se julgam praticantes de parkour. Uma aula de história sobre a prática, sobre o grupo Yamakasi e suas filosofias, treinos, trabalhos e estilo de vida. Além de podermos apreciar a beleza da movimentação desses caras, a forma ‘cru’ e brutal que eles treinavam. Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre o Parkour e sua história, além de ver os vídeos desse post, aconselho a ler ‘A História do Parkour’, escrito por Dan Edwardes, aqui em nosso site.

Jump London

O nascimento do maior motivador de discussões nos fóruns de parkour mundo a fora, o Free Running (Só para questão de esclarecimento, considere Free Running e Parkour a mesma coisa ;)). Este documentário foi o primeiro material grande exibido fora da França de que temos notícia. Contando com Sebastian Foucan como protagonista, o documentário mostra o novo e “radical” esporte sendo praticado pelas ruas de Londres. Acredito que Jump London e sua sequencia, Jump Britain, tenham sido os responsáveis por tornarem a Inglaterra referência no Parkour Mundial. Por muitos anos, e mesmo até hoje, o país é sede dos maiores eventos mundiais, casa dos maiores atletas e a primeira no ensino da prática.

Os lendários Vaults 101 e 3Run Evolution também vieram mais ou menos na mesma época. Chega a ser engraçado ver como era a movimentação padrão ou ‘referência’ de dez anos atrás. Lembrando que o que se vê aqui são simplesmente os melhores daquele tempo.

Costumo conversar com meus amigos que, nessa época, lá por 2005, achávamos tanto os ingleses (3Run e UrbanFreeFlow) quanto os franceses (Belle, Yamakasi e seus discipulos) MUITO bons. Hoje, que evoluímos muito no parkour, vemos que as coisas que os ingleses faziam eram fáceis, descontroladas e relativamente simples. Porém, praticamente tudo que Belle, Foucan e os Yamakasis faziam continua sendo incrivelmente complicado, difícil e lindo de se assistir. Ou seja, respeitemos os caras! Eles não são os criadores à toa.

David Belle – Eu salto de telhado em telhado

Esse vídeo é simplesmente uma obra prima. David Belle, sim, ele mesmo, falando sobre a visão dele sobre o Parkour, como ele se relaciona com a prática e a relação dela com as artes marciais. Foi nesse vídeo que tivemos a oportunidade de ver que Belle realmente prega o que sempre ouvimos ‘ser o parkour’, as bases de ser e durar, ser forte para ser útil e o treinamento como estilo de vida, não como apenas um passatempo. Sem dúvida um vídeo indispensável para qualquer praticante de parkour.

The Monkey is Back

Stephan Vigroux é um dos diretores da Parkour Generations e foi treinado diretamente pelo David Belle. Tive a oportunidade de conhecê-lo e treinar com ele, é um cara super legal e receptivo, além de ter muito o que ensinar. Nesse mini documentário, de 2006, ele conta sua história, como superou uma lesão que quase o tirou do Parkour e sobre seu treinamento com David Belle.

Daniel Ilabaca – Trip to Lisses

Daniel Ilabaca. Se você nunca ouviu esse nome é porque acabou de iniciar no parkour ou é muito desinformado.

Daniel talvez tenha sido o maior nome do Parkour Mundial entre os anos de 2007 e 2011. Durante esse período, em cada vídeo que lançava, surpreendia a todos com sua incrível movimentação e controle corporal. Surpreendeu com seu modo de pensar e com o estilo de vida que levava, largou os estudos logo cedo para se dedicar ao parkour, além de ter uma filosofia de vida bem, digamos, peculiar.  Acredito que esse vídeo tenha sido o que o lançou para mundo, sua viagem para Lisses, fazendo tudo por lá parecer fácil.

Se quiser ver mais um pouquinho dele aconselho dar uma olhada no canal do seu irmão, Chris Ilabaca, e no projeto da Brink , Parkour Tour.

 Power is Nothing Without Control

Chris Rowat “Blane”. Uma inspiração para os fracos e oprimidos, principalmente os fracos. Blane não era o tipo do cara com uma genética excelente ou com um histórico legal, que aprendeu as coisas com facilidade e era naturalmente bom. Ele batalhou pra chegar no nível em que chegou, treinando pesado. Hoje ele é um dos principais instrutores da Parkour Generations e tem excelentes textos e vídeos por aí que ampliaram a visão dos praticantes de Parkour, principalmente em relação a treinos físicos. O mais recente dele é o “50 Ways To Be and To Last in Parkour”, traduzido pelo Duddu Rocha e mais uma galera maneira aqui.

O vídeo em questão mostrou para toda a comunidade da época que não adiantava você fazer os maiores movimentos do mundo, se você não os controlasse bem. Força não é nada sem controle. (Se quiser ouvir a música original do vídeo, deixe ele no mudo e de play aqui.) Confira:

Projeto Pilgrimage

Não é um simples documentário, é O documentário. O documentário que, na minha opinião,  mais aproximou o sentimento, a vivência, a filosofia do Parkour para uma tela de computador.  A produção de Duncan Germain fala sobre o Lisses – O berço do Parkour – e a prática em si.

Fico arrepiado só de assistir ao começo do vídeo, com a subida do Dame du Lac em primeira pessoa. Tive a oportunidade realizar aquela mesma subida e, sem dúvidas, foi um dos feitos da minha vida, um dos sonhos realizados. Não pela dificuldade técnica ou psicológica dela, mas pelo que ela significava, e ainda significa, para mim e para muitos praticantes de Parkour.  Lisses é o local onde tudo começou. Lisses é a mãe do Parkour. É como estar no Vaticano para os católicos ou em Meca para os muçulmanos. Faltam palavras para explicar. Mas assista ao documentário que sem dúvidas você entenderá melhor.

Out of Time

Já estamos tratando de coisas mais recentes.  Out of Time foi lançado em 2009 e está aqui por ter revolucionado o que considerávamos Parkour e ter afetado todas as gerações desde essa época. Sabem essas girinhos inúteis legais que vemos caras como Jason Paul, Pasha e Shade fazerem? Podemos dizer que eles nasceram aqui.

OUT OF TIME from Андрей Скурьят DREE on Vimeo.

Oleg Vorlsav, o protagonista do vídeo, é sem dúvida um gênio do movimento e um grandioso nome no Parkour mundial. Ele é responsável por emplacar dois dos vídeos mais impactantes da história do Parkour. Um é esse que acabamos de postar, mas o primeiro deles foi lá por 2003/2004, e foi a porta de entrada no Parkour por muita gente. Dá olhada aqui: Dvinsk Clan – Le Parkour

Professor Longhair, Big Chief

Ok, também acho esse vídeo recente demais pra estar aqui. 2010 foi ontem! Mas não é só por isso  que ele está aqui, é pelo canal da Ampisound/TraceurElements. Aberto em 2009, esses caras mostravam a nova geração do Parkour inglês em seus treinos. Phil Doyle, Kie Willis, Max Runham,  Callum Powell, Toby Segar e vários outros com apenas 14, 15 anos, iniciando no Parkour. É bem interessante poder acompanhar a progressão deles (que já eram referências na época) até hoje. Se puder, dê uma olhada em todos os vídeos do canal.

Mas sobre o vídeo que está aqui, o “Professor Longair, Big Chief”, também é uma obra prima. Foi um choque para todos nós ver o nível em que Phil Doyle e Kie Willis estavam nesse vídeo, era assustador, tudo feito com muita leveza, precisão e controle. Confira e babe!

BÔNUS!

1º Encontro Brasileiro de Parkour

Fechando com chave de ouro! Apenas para questão de registro, um clássico, super clássico, do Parkour Brasileiro. Os registros do 1º Encontro Brasileiro de Parkour, que aconteceu aqui em Curitiba, em 2005. Filmagem e edição da lendária “Parkour Floripa”

Espero realmente que tenha curtido. É sempre bom conhecer a fundo o contexto em que você está envolvido. Caso discorde de algo nessa lista, ou ache que outro vídeo poderia estar aqui, comente abaixo!

Lucas Ribeiro de  Lima