Passei os meses de agosto, setembro e parte de outubro em um lugar muito especial, rodeado de dinamarqueses, poloneses, tchecos, noruegueses, húngaros e chineses. Gerlev Sports Academy. Gerlev é uma escola na Dinamarca, onde você paga pra morar, comer, estudar e conviver com outros 140 alunos.
É uma experiência inexplicável, já tinha falado um pouco disso aqui na minha visita a Gerlev em Junho, mas agora vou me aprofundar no que eu vivi lá nesses últimos dois meses.
Assim que você entra como estudante, tem direito a escolher quatro matérias para estudar durante a sua estadia. As minhas foram: Parkour (9:00hrs semanais), Vaulting – que é uma espécie de ginástica artistica com foco em solo (6:00 hrs semanais), Psicologia do Esporte (4:30hrs semanais) e Liderança Internacional (4:30 hrs semanais). Além dessas ainda se podia escolher CrossFit, Dança, Natação, Futebol, Vôlei, Basquete, Aventura, como as práticas e Foto Safari, História da Dança, Jogos e Recreação e outras como aulas teóricas.
O dia lá é corrido e tem pelo menos 3 aulas diárias, entre elas ficam as refeições, horário da limpeza e sempre uma atividade ou outra para entreter todo mundo, muitas delas criadas até pelos próprios alunos, como jogos, conversas, assistir filmes, etc. Minha rotina foi essa por mais ou menos 8 semanas:
07:30 – Café da Manhã
08:00 – Morning Assembly – Reunião de todos os alunos, canção de alguma música em Dinamarquês ou em Inglês e uma palestra de um dos alunos sobre um assunto relevante.
08:30 – Aula
10:00 – Intervalo. Geralmente parávamos pra tomar um café e comer cenoura ou pão.
10:30 – Aula
12:00 – Limpeza
12:45 – Almoço
14:00 – Aula
15:30 – Intervalo. Hora de comer pão com as melhores geléias do mundo!
16:00 – Aula novamente.
17:30 – Intervalo
18:30 – Janta
Das 19:00 em diante depende de você o que fazer, muitas vezes tem filmes, jogos, sessão de massagem, piscina, sauna e por aí vai. Eu incluía nessa minha hora ou treino de força (que fazíamos no espaço de CrossFit de lá, com pesos de todos os tamanhos e formatos) ou treino na SmallGym, um mini ginásio de Ginástica Artística, com plintos, cama elástica, colchões, trampolins e assim por diante.
Além disso, todo final de semana tem uma festa com um tema diferenciado, onde fica mais fácil de conhecer a galera um pouquinho melhor, já que todo mundo se soltava bem mais durante as festas! Até mesmo os tímidos chineses se mostravam bem extrovertidos.
Mas Gerlev é especialmente conhecida pelo parkour park construído por lá pela Street Movement. Era o local mais frequentado por mim e pela galera do parkour. Pra quem não conhece a StreetMovement, da um click aqui! Eles são responsáveis pelos primeiros e melhores parkour parks do mundo, além de serem excelentes instrutores de parkour e trabalharem com performances e stunts na Dinamarca, sem dúvidas aprendi muito com eles.
Tive também a oportunidade de conhecer o maior parkour park do mundo, o BGI (confira o teaser aqui), passei o dia lá com o Filipi e foi irado, umas 12hrs treinando sem parar em uma estrutura incrível. Foi em Gerlev também que tive a oportunidade de ver e conversar com pessoas como Alex Pownal, Dan Edwardes, Stephan Vigroux e Julie Angel da Parkour Generations, o Josh do Storror e o Yamakasi Laurent Piemontesi. Além de todo o excelente time da Street Movement, que sem dúvidas são alguns dos tracers mais completos que já conheci.
Foram dois meses excelentes e me doeu o coração deixar a escola. Não só pelo que fazemos lá, mas pelas pessoas, a atmosfera do local, treinar com pessoas super empenhadas em crescer, melhorar, treinar pesado. E ver tudo isso acontecendo, ver a transformação na cabeça e no corpo de todos. Foi uma oportunidade e tanto, passar dois meses apenas treinando e estudando o parkour e coisas relacionadas a ele.
Fiz muitas amizades, conheci muitos lugares, aprendi muita coisa e treinei bastante. Cresci como traceur, como instrutor, como amigo e principalmente como pessoa. No momento estou na reta final da minha viagem, mas ainda tem mais coisas boa por vir. Abaixo colocarei algumas fotos e vídeos do que vivi por lá!