E ai galera, faz tempo que não escrevemos para vocês, e hoje vou compartilhar algumas ideias e dicas para seus treinos. Esse texto é voltado tanto aos nossos alunos quanto aos praticantes de parkour que tem acompanhado nossos posts.
Hoje vou falar um pouco sobre programar/planejar treinos.
Nesses anos que treino posso dizer que raras ou nenhuma vez participei de um treino programado/planejado. Decidi falar sobre planejamento pois temos visto ótimos resultados com uma turma de alunos adolescentes que treinam na PUC, duas vezes por semana nas aulas do GAP. Acredito muito que as melhoras que ocorreram devem-se ao planejamento que temos feito com eles.
O Parkour é livre, concordo, e acho muito bonito e gosto muito de treinos não planejados, treinos livres, onde você encontra seus amigos e se diverte (sempre com responsabilidade, claro). Porém quando treinamos, estamos nos preparando e, além da parte livre e divertida, temos que começar a pensar no resultado que esse tempo destinado ao treinamento tem trazido.
Nossa prática não é um esporte de rendimento, onde temos um calendário de competições ou coisa do gênero, porém, o planejamento não tem apenas esse objetivo. O planejamento da um norte que direciona nossas ações no momento que saímos e dizemos “vou treinar”. Planejar seu treino é a melhor forma de treinar com objetivo, sabendo de onde está saindo e onde quer chegar.
Muitos de vocês podem não gostar de algo tão sistematizado, porém, eu sugiro que tentem aplicar adaptando as suas necessidades e preferências, principalmente se você treina puramente por lazer, e veja os resultados para decidir o melhor para você.
Neste texto vou sugerir a forma de plano de treino para 1 dia, o ideal seria planejar algo mais amplo, baseado no tempo e número de vezes que você treina por semana.
PLANO DE TREINO
Técnica: Aqui você pode definir o que vai treinar neste dia. Exemplo: salto de precisão, cat leap, subida de muro, vault.
Objetivo: A melhor forma de encontrar um objetivo é respondendo a seguinte questão: Com este treino você quer ser capaz de que? Exemplo: Saltar com precisão em corrimão e muros.
Metodologia: Quando lemos essa palavra, da até um frio na barriga, porém aqui eu coloco como algo simples, a metodologia é a forma que você vai atingir seu objetivo. Exemplo: Por meio de repetições.
Parte inicial: Aqui será o momento em que você poderá fazer seu aquecimento articular, alongamento e treino físico. Sempre na hora de planejar seu treino, o mais importante é seu objetivo. Você também poderá usar essa parte do treino para dar um feedback do último treino, caso esteja planejando todos os treinos da semana nesse modelo. Lembre que se você fizer um treino físico forte no inicio, na parte principal, onde você treinará a técnica, seu metabolismo já vai estar instável, com diversas alterações e provavelmente você treinará cansado. Todo treino visa uma preparação para uma situação real. Até em esportes, onde a situação real é a competição. Eu particularmente acredito muito que treinar após um treino físico é ideal, se pensarmos na idéia que o parkour nos propõe, de estar pronto para qualquer situação de risco. Porém, muitas vezes para melhorar algum movimento ou aprender algo que você tem dificuldade, é necessário estar com seu físico 100%, para se empenhar no aprendizado ou desenvolvimento da habilidade.
Parte principal: O próprio nome já diz, se é principal, é essa parte que vai buscar o objetivo. Essa parte deve ser a que irá gastar maior tempo da sua aula, já que ela que vai buscar aquilo que você quer aprender, melhorar, etc. Aqui ficarão as repetições, as sequências, as progressões, etc. É aqui que você vai treinar focado na técnica ou técnicas que escolheu.
Parte final: Este momento pode ser utilizado tanto para um treino físico, caso não tenha sido feito no início, quanto para sequências tentando aplicar o que foi treinado, desafios, relaxamento, volta a calma. Não aconselho alongamentos puxados na parte final, principalmente se você fez treinos de potência muscular, como a literatura é muito divergente ainda sobre treinos de flexibilidade, você pode estudar e tirar suas conclusões. Eu aconselho a, na duvida, separar por semana, exemplo: uma semana treino aeróbio e flexibilidade, outra semana treino de potência e agilidade, sem flexibilidade. O ideal é você finalizar teu treino tentando acalmar seu coração, reduzir sua freqüência, fazer algo mais tranqüilo, uma meditação, equilíbrio, etc.
Está aí galera, quem quiser tentar aplicar esse modelo de treino pode ficar a vontade, repito que temos visto bons resultados.
Com certeza vocês podem fazer até melhor. Aqui segue uma sugestão, adapte a sua realidade e a seus ideais na prática.
Para obter melhores resultados nos treinos, desenvolver melhor a aptidão física, precisamos ter uma melhor ‘organização’. Aconselho a, pelo menos nas primeiras 1 ou 2 horas que você escolher para seguir o treino conforme planejado, não parar por longo período, não ficar conversando sentado, deixe isso para depois do treino, tente treinar com responsabilidade.
Infelizmente hoje sinto no meu corpo a falta de responsabilidade que tive durante anos, espero que vocês, que estão começando agora e tem oportunidade de melhorar pela quantidade de informação disponível, possam se dedicar melhor agora, enquanto estão com o corpo inteiro e saudável. Garanto que agir com responsabilidade só depois que começar as sessões de fisioterapia não é nada legal! Haha.
Enquanto fizermos tudo da mesma forma, obteremos sempre os mesmos resultados.
Abraços e mandem respostas sobre os resultados!
Cassio Jr.
Lindo.
Com toda a certeza, é uma base que todos podem seguir para melhorar seus treinos. Aperfeiçoando a periodização com o passar do tempo e experiência adquirida.
Muito bem escrito, bem esclarecedor.
Gostei do post!
Eu estava, justamente, pensando em uma forma de organizar meus treinos físicos e de Parkour. E minhas idéias têm a ver com o que vc diz aí, Cassio.
Como iniciante – e sem acesso a praticantes experientes que possam me orientar – tenho cometido muitos erros, até me machuquei feio no último treino. Mas, sou responsável com meu corpo e, pelo menos aprendi a lição.
No momento, imagino que o melhor para mim seja praticar uma sequência intercalada (por dia) de: alongamento, treino físico, alongamento, treino de PK. Vou testar. Mas, acho q é por aí.
Antes eu achava que deveria treinar duro TODOS os dias, mas, percebi que meu corpo precisava de descanso. Aliás, descansar é tão importante quanto treinar, não é mesmo?
Enfim, é isso.
Abraço.
Oi Mih, exatamente! Descansar talvez seja até mais importante que o próprio treino em si. Primeiro de tudo, pense que em um treinamento você ta expondo seu corpo a um estresse que ele não está acostumado, e você faz isso para que ele se adapte e melhore alguns padrões físicos. Essa adaptação vai ocorrer principalmente nos momentos de repouso, sendo que a recuperação é o período de manutenção para o corpo. Caso você não tenha um descanso adequado, você entra no que chamamos de Overtraining, onde o corpo não consegue se recuperar do estresse sofrido, entrando em um alto nível de catabolismo. Sendo assim, descanse muito após os treinos, tenha certeza que está recuperada para depois pensar na próxima seção!
O post sugere uma forma de organizar o treino em 1 dia. O que você está precisando é organizar seu ‘calendário’ de treino. Uma dica é você ver que dias e horários você tem disponível pra treinar. Separar esses horários e levar seu treino como uma responsabilidade no seu dia-a-dia. A forma como você vai intercalar treinos de flexibilidade, fisicos, técnicos, etc. Vai depender do seu objetivo. O ideal seria consultar um profissional da área de Educação Física para que te ajude a criar uma rotina que se adeque melhor as tuas necessidades.
Só uma observação, o treino de flexibilidade (alongamento) também gera estresse e microlesões na fibra. Muitas pessoas alongam acreditando ser um descanso, porém não é. Aconselho você a procurar um bom profissional e pedir dicas com relação programação dos seus treinos, e caso tenha gostado, utilize a forma de plano de treino sugerida neste post para seu dia-a-dia. Abraços e bons treinos.