Ontem, na volta de um treino, conversava com o Ícaro Iasbeck (Parkour há 7 anos) e o Fabio de Oliveira (Circo há uns longos anos) sobre frustrações da vida, mais especificamente da vida esportiva.
Se você é um ser-humano, você já se frustrou. Todos já passamos por isso uma porção de vezes e, desculpe o spoiler, mas iremos passar novamente. Algumas desilusões são maiores, outras menores, mas mesmo que seja por um curto período de tempo, aquilo dói e você fica remoendo aquela sensação, se perguntando o por quê de não ter funcionado exatamente como você esperava, como havia planejado.
Seus treinos estão indo super bem e, de repente, aparece uma lesão. Você está treinando em um ritmo fortíssimo pra executar determinado movimento, chega na hora e falha. Deu o máximo para ir bem na competição regional e acabou perdendo na primeira luta.
Frustração é simplesmente o sentimento decorrente da não realização de um desejo, é a reação de uma expectativa não cumprida. Então a solução pra isso seria o que? Não esperar nada das coisas, não colocar objetivos na sua vida? NÃO!!! Apesar de muita gente fazer isso, é claro que não é a solução. O que você deve fazer é aprender a lidar com as frustrações e perdas, e superá-las.
Os 5 estágios da perda
Todas as pessoas que sofrem algum tipo de perda ou que têm a possibilidade de sofrer (morte de ente querido, diagnóstico de doença, falência, traição, punição criminal, etc.) passam por um processo de luto, para poder elaborar e lidar com essa situação. A falecida psiquiatra suíça, Elisabeth Kubler-Ross pesquisou e trabalhou com esse tema e descreveu cinco fases desse processo de luto. O qual podemos usar para superar nossas frustrações.
Lembre ou imagine qualquer situação de perda, luto ou frustração, e tente encaixar nestes 5 estágios. Qualquer um mesmo, bater o carro, se lesionar, perder uma competição, terminar um relacionamento, etc. Todos passamos por cada um dos estágios, uns mais rápidos, outros mais devagar, algumas pessoas ficam para sempre presas no luto, a um sentimento específico. Mas se você souber a onde você está, sem dúvidas será mais fácil sair de lá! A sequência é esta:
1. Negação
Negar a todo custo a existência do problema, fingir que não aconteceu, pensar em outras coisas e buscar argumentos para comprovar que aquilo é mentira.
“Isso não pode ser verdade”; “Não foi nada…”; “Não me importo com isso…”
2.Raiva
Raiva, revolta, inveja e ressentimento. Geralmente essas projetadas nos outros, percebendo neles (Os outros, Deus, etc) como causadores de seu sofrimento. A pessoa sente-se inconformada e vê situação como uma injustiça.
“Por que eu?”; “Vou matar ele!”; “Isso não é justo”; Além das ofensas psicológicas ou físicas consigo mesmo ou com quem julgar ser o culpado por isso.
3. Negociação
Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente acontece entre você e você mesmo. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns nessa fase. Esse é o momento que sua (seu) ex liga dizendo que vai mudar e que ‘aquilo que aconteceu’ nunca mais irá se repetir!
“Se eu não tivesse feito isso, seria diferente”; “Deus, me ajuda e eu nunca mais faço nada errado”; “Vou comer bem e treinar direito e sei que vou melhorar.
4. Depressão
Tristeza, desolamento, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns nessa fase. É um momento e que acontece uma grande introspecção e necessidade de isolamento.
“Não tenho capacidade para lidar com isso.”; “Nunca mais as coisas ficarão bem.”; “Nunca mais faço isso”; “Eu me odeio.”.
5. Aceitação
O problema já não é mais tão grande. A fase de toda a tristeza passou e é possível ver o problema com outros olhos. É onde a melhora começa e a superação acontece.
“Não é o fim do mundo.”; “Posso superar isto.”; “Isso tinha um propósito maior, posso aprender com isto e melhorar.”
E aí, se encaixou?! Lembrando que esses 5 estágios não são lineares, como falei ali em cima. Você pode ficar indo e voltando entre eles, superar e ter recaídas, pular etapas, etc. Mas, basicamente, é por isso que iremos passar.
Mas é só isso? Superou e fica feliz pra sempre? Não novamente. As decepções e frustrações (Com exceção de eventuais fatalidades) podem ser evitadas, ou pelo menos amenizadas. É só mudar a forma como se olha pra situação.
Expectativa x Realidade
Como falamos lá no começo, a frustração é basicamente a não realização daquilo que você esperava que acontecesse. Logo, se diminuirmos a expectativa, a pressão sob aquele objetivo diminuirá e você poderá lidar melhor com isso.
Não espere tanto das coisas, não transforme uma simples situação no problema da sua vida. Dê o seu máximo, mas trate o resultado final apenas como mais um resultado, que pode ser facilmente adaptado caso não dê certo. Não faça uma prova pensando na nota que tem tirar, faça-a pensando nas respostas que tem que dar, o resultado é apenas a consequência do seu esforço, do seu treino. Você não irá se frustrar com algo que não é tão importante, ou melhor, com algo que é tratado com normalidade.
Errar é normal, já encontrar pessoas que saibam lidar com o erro, aprender com ele e dar a volta por cima, não é tão normal assim. Você vai se frustrar mais vezes sim. Eu também. Então saibamos lidar com isso, entenda o que está passando e comande suas emoções, supere e aprenda com o erro. Da próxima vez, quem vai se frustrar será sua própria frustração!