Quem iniciou Parkour antes de meados de 2009, conheceu um universo diferente. Eu comcei em 2007, e meus “professores” foram meus colegas e amigos que conheci no local de treino, ou que me levaram para a praça. A maioria dos antigos na prática passou por isso também, isso quando os meios de aprender parkour não eram ver vídeos e posts gringos e tentar reproduzir, como fizeram as primeiras gerações no Brasil.
Em 2010 houve um projeto com duração de 1 ano num colégio em Curitiba, no qual oferecíamos aulas de Parkour no contra-turno. O sucesso foi tão grande, que acabou gerando a Ponto B, hoje uma das poucas empresas especializadas em Parkour no Brasil. De lá para cá, muita coisa mudou tanto no parkour quanto nas aulas. Hoje se você quer iniciar parkour, você tem a opção de fazer “a moda antiga” ou procurar profissionais que trabalham com foco no ensino.
Frequentemente me perguntam qual a diferença da forma que eu aprendi parkour (na rua, sem instrução ‘formal’) e das aulas de Parkour. A diferença é que nestes mais de 5 anos de trabalho e mais de 10 de experiência, os profissionais do ensino do Parkour conseguiram desenvolver diversas metodologias para atingir os mais variados públicos. Com o desenvolvimento do ensino no Brasil, diversos profissionais passaram a trabalhar exclusivamente com isso, dedicando mais tempo para preparar aulas, planejamentos, progressões e buscar em outros meios (formação acadêmcia, outros esportes, etc.) ferramentas para auxiliar os iniciantes na prática.
Diferente do que acontece na maioria dos treinos, há um horário, um inicio/meio/fim, e com toda a certeza cada minuto do seu tempo numa aula de parkour será aproveitado ao máximo. Os alunos têm um professor a disposição, para corrigir, dar dicas, criar novos estímulos e, por fim, construir seu caminho de forma concreta no Parkour.
Se você têm dúvidas com relação a como começar, posso te dizer com toda a certeza que aulas de Parkour são a melhor maneira. Procure empresas conceituadas na área, pesquise sobre seus professores, sobre os cursos e formações, pergunte sobre a metodologia utilizada, procure saber com toda a certeza a quem você está confiando o seu tempo, seu dinheiro e sua segurança. Hoje é possível aprender parkour de forma saudável, escolha essa opção! 😀
Bons treinos!