Acabei de voltar para o mundo real, pois o lugar o qual eu passei as duas últimas semanas fica em algum mundo paralelo. Comida, amigos e parkour 24hrs por dia.

Gerlev, Dinamarca. Você provavelmente já ouviu falar ou viu esse lugar em alguma foto. Sim, passei duas semanas lá. Fui visitar o Bruno e o Blake, que estão lá a quatro meses. Mas, fui atrás de parkour e acabei encontrando muito mais que isso.

O lugar não consiste apenas nessa estrutura, é uma escola ou uma ‘concentração’ de estudantes que estão lá para praticar esportes e conviver uns com os outros. O lugar tem mais ou menos 120 alunos, entre homens e mulheres, que podem escolher entre Dança, Parkour, WindSurf, CrossFit, Aventura, Caiaque, Volei de Praia, entre outros, para práticar durante os 4 meses de estadia. Além do esporte principal que pode escolher, você ainda escolhe um esporte complementar e tem aulas de Jogos, Filosofia, Fotografia, em seus horários livres.

Logo que cheguei fui recepcionado muito bem por todos, e assim que o Bruno foi me aprensentar os lugares, fiquei ainda mais animado. Piscina, sauna, ginásio de ginástica olímpica, parkour park, andaimes e caixas pra aulas indoor, só coisas boas.

Quem lidera a cena do parkour aqui é o StreetMovement (www.streetmovement.dk). Eles trabalham com ensino, performances e também a construção de parkour parks (e diga-se de passagem, são muito bons em tudo). Eles possuem mais de 40 instrutores, e todos vivem do parkour, e do governo que facilita a vida de todo mundo no país.

Treinei todos os dias, sem excessão. Já que tinhamos aulas todos os dias, e aulas muito boas. Além disso, passei muito tempo conversando sobre parkour, trocando ideias profundas sobre a prática e o ensino, sobre a filosofia, e também treinando na  SpringGym (Ginásio de Ginástica Artística). É legal ver como as ideias batem ao redor do mundo, ao mesmo tempo é bom ver como a cabeça da maioria daqui é tão aberta a coisas como ensino, propaganda, mortais e coisa do tipo. Coisas que brasileiros ficaram muito tempo perdendo tempo em discussões. Parkour é movimento, é conhecimento corporal, é se divertir! Acho que é uma das principais lições que tenho aprendido aqui.

Outra coisa incrível é o nível que o pessoal que passou esses 4 meses adquiriu por lá, pra vocês terem ideia, deem uma olhada no vídeo abaixo. A maioria tinha quase nenhuma experiência com parkour antes dali, e hoje tem um controle absurdo em tudo. Resultado de bons instrutores, treino, local de treino, descanço e alimentação apropriada.

http://vimeo.com/39372872

Pra encerrar vão algumas fotos do que tive por lá nessas duas semanas. Sol, parkour, brazilian party, amigos, risadas e mais parkour!