No mês de julho  fizemos um compilado dos principais picos da cidade. Motivo disso é o fato de que muitos praticantes não sabem aonde ir para treinar e, desta forma, facilitamos a vida deles.

Inicialmente listamos os oito principais. Mas nossa ideia é que, logo, logo, tenhamos vários mais. Para conferir os posts originais, clique aqui!

Confira:

Praça 29 de Março

Praça 29 de Março. O pico mais tradicional de Curitiba. Fica localizado no Mercês, na esquina das Ruas Brigadeiro Franco e Martim Afonso. A Praça possuí obstáculos para todos os níveis, mas sem dúvida a atração principal é o ‘paredão’, cheio de diferentes subidas, cat leaps e vias de escalada. A Praça é de todos, então não esqueça de cuidar dos equipamentos que você utiliza e deixar a praça limpa, além de dar preferência para as crianças na hora de treinar nos parquinhos!

29demarço

 

Brinquedão da Av. Arthur Bernardes

Brinquedão da Arthur Bernardes. Um trepa-trepa gigante, cheio de barras com diferentes alturas para você testar sua precisão e tato em locais finos. O ‘brinquedão’ fica localizado na Av. Arthur Bernardes, próximo ao chafariz dos anjos. O local geralmente é tranquilo, sem muitas pessoas, porém, lembre-se que a prioridade é das crianças na hora de brincar por lá.

Arthur bernardes

 

Praça do Atlético

Um dos locais do Primeiro Encontro Brasileiro de Parkour, em 2005. A Praça tem história no Parkour Curitibano. Foi local de muitos treinos e encontros dos praticantes, já houveram até aulas por lá! A Praça está sendo inteiramente reformada, por isso não podemos te dar dicas do que fazer por lá, o que sabemos é que em breve teremos um pico inteiramente novo pra treinarmos!

Atletico

 

Parque Barigui

O Parque mais famoso da cidade. Talvez, de toda a nossa lista, seja o local com menos possibilidades para o Parkour. Mas então porque está aqui? O Parque é ‘point’ de atletas de diversos esportes, o ambiente te motiva ao treino, uma vez que a todo o momento se encontra alguém treinando algo (Corrida, Ciclismo, Crossfit, Futebol Americano e exercícios físicos como um todo). Caso passe por lá aproveite as diversas barras próximas a casa amarela e as árvores próximas ao deck, em ambos da pra se treinar, e bastante.

barigui

 

Centro Cívico

Não é um pico só, é um aglomerado deles. O Centro Cívico é um dos bairros mais sofisticados de Curitiba, talvez por isso tenha tantas Praças e estruturas arquitetônicas fantásticas para se treinar parkour. Os picos não são tão próximos uns dos outros, mas da pra ir andando tranquilamente. O segredo é explorar! Os que valem mais a pena de ser visitados são: Av. Cândido de Abreu, os entornos do Palácio do Governo, o Passeio Público, o Bosque do Papa e o Museu Oscar Niemeyer, mas lembre-se que não é em todo local que se pode treinar, então utilize o bom senso antes de sair pulando por aí!

Centro Cívico

 

Farol do Saber da Pedreira Paulo Leminski

Na opinião de muitos praticantes, é o melhor pico da cidade. Não sabemos o que era lá ou o que faziam antes de tornar aquela praça pública, mas não existe outro lugar em Curitiba que parece ter sido projetado para o Parkour, tanto quanto o Farol da Pedreira. Nunca fomos impedidos de treinar por lá, porém, evite a parte de cima do local, onde o Farol do Saber funciona, lá tem gente estudando e trabalhando e, mesmo que não reclamem, é sempre bom utilizar o bom senso. Ah! Muito cuidado quando for passear pelos gigantescos ‘buracos’ lá em cima e lembre-se de fazer qualquer movimento apenas com 100% de certeza. Bons treinos por lá!

Farol da Pedreira

 

Praça Ouvidor Pardinho

Um dos primeiros picos treinados aqui em Curitiba. Local central, limpo, seguro e com muitas possibilidades. Porém, deve-se atentar que a Ouvidor Pardinho é também um posto de saúde e possuí diversas atividades para idosos, por isso não se pode treinar em alguns lugares, especialmente nos prédios. De qualquer forma, vale a pena conhecer o lugar. Então, bons treinos por lá!

ouvidor

 

Parque Tanguá

Um dos locais mais bonitos de Curitiba, assim como um dos preferidos pelos tracers da cidade. Para se treinar lá deve se ter em mente que você está em um ponto turístico dos mais visitados, por isso, a prioridade é dos visitantes. Cuidado pra não atrapalhar a passagem de ninguém!

Tem três picos principais: O monumento, parte principal do parque, possuí algumas precisões, escaladas, sequências e uma vista irada; A estrutura de madeira, uma das partes preferidas do parque, possuí infinitos precisões e monkey precisões, cuidado pra não cair no lago; As ruínas, o ‘pico secreto’, a antiga pedreira abandonada no meio da floresta, subidas, catleaps, precisões, tudo muito áspero e em alturas, então tome cuidado!

Prefira dias de semana e chegue lá cedo!
Tangua