Num mundo com crianças cada vez mais virtuais, percebemos que esta inatividade física pode trazer sérios riscos no desenvolvimento das nossas crianças. Não precisamos ir longe, se você nasceu antes de 2000, com certeza vai confirmar que as brincadeiras que fizeram parte da sua infância eram bem diferentes.
Hoje, com o problema da segurança em grandes cidades, é difícil imaginar crianças brincando de esconde-esconde, mãe-pega ou qualquer outra atividade que exija mais do que movimentos dos dedos.
Sobra então a alternativa mais fácil de entretenimento, e que inclusive envolve uma tecnologia de guerra para atrair a atenção das crianças. Os vídeo-games. Aliado a outros problemas como o excesso de esportivização da Educação Física escolar, cada dia mais nossos babys estão se afastando de atividades físicas.
Porém, temos visto em nossas aulas um acúmulo de crianças que não queriam fazer atividade nenhuma, vieram para o Parkour, e agora não querem sair mais. É fácil para nós, que vivemos isso, identificar os motivos do Parkour atrair tanto quanto o vídeo-game tem atraído essa galerinha.
Primeiro, imagine se, toda a aventura exposta nos jogos, pudesse ser transferida para a vida real, e ao invés de você estar atrás da telinha do computador ou vídeo-game, fosse o próprio personagem! A realidade é que, mais do que ficarem paradas, as crianças adoram subir e pular coisas. O Parkour ensina elas como fazer isso de forma segura e correta.
Outros benefícios acabam acompanhando as aulas. Para lidar com os riscos e aprender de forma segura, as crianças precisam se tornarem disciplinadas e inteligentes. Descobrindo os limites das possibilidades que encontram.
O Parkour também ensina que para conseguir algo leva tempo, as mudanças são progressivas, porém podem ser duradouras, basta ter paciência. Todo esse processo parece massante para uma criança, mas a verdade é que Parkour você aprende brincando, e isso torna as aulas muito, mas muito divertidas!
As aulas tornam a mente e o corpo inteligentes. A criança consegue responder a ‘problemas motores’ com maior facilidade, pois possui um acervo de movimentos riquíssimos, que ajuda ela a aproveitar melhor desta relação do corpo com o ambiente. O que faz com que todos os dias, novos desafios e possibilidades surjam, como se fosse uma nova fase no vídeo-game.
Outro ponto interessante é que o Parkour não requer equipamentos especiais, em qualquer lugar e com qualquer brincadeira, é possível encontrar uma forma de desenvolver suas habilidades e praticar atividade física.
Está na hora de assumirmos a responsabilidade por nossas crianças. Incentivar a prática de atividade física, principalmente aquelas que tem grande potencial de atrair a atenção delas. Tem uma criança em casa? Faça ela praticar parkour.
Agende uma aula experimental nas turmas infantis, aqui mesmo no nosso site!