Tive vários amigos nos últimos 13 anos que começaram a treinar e paravam. Hoje está muito mais claro para mim a razão disso.

É muito fácil eu falar, pois há 10 anos o Parkour virou minha profissão. Então estou em contato com isso todos os dias da minha vida, e dependo disso para viver. Mas percebo nos meus amigos e alunos uma característica fundamental entre quem para ou continua treinando.

Disciplina.

Provavelmente esse problema é meu, teu e de todo mundo. Não só o Parkour. Toda atividade que demanda um esforço momentâneo em busca de um benefício futuro, bate nesse ponto.

Provavelmente as pessoas que treinam há mais tempo têm a característica de serem disciplinadas com relação aos treinos. Vou dar um exemplo que vivi de perto.

Trabalhei com um maratonista que entrou no Guinness por correr 7 maratonas, em 7 continentes, em 7 dias consecutivos. Louco né?

Diferente do Parkour, o Marcelo Alves jamais conseguiria fazer isso sem treinar, sem estar disciplinado. Lembro de fazer coletas do sangue dele para exames no meio de um treino no domingo. Como você acha que ele estava? Completamente cansado e desanimado, mas cumprindo o planejamento.

No Parkour, rola treinar mesmo sem cumprir um planejamento, pois vamos no nosso ritmo, sem algo pré-definido. E isso possibilita ainda mais que mantenhamos uma rotina indisciplinada.

Quando não existe disciplina, nosso “combustível” é a força de vontade. Estudos demonstram que esse combustível acaba ao longo do tempo. É como uma bateria de celular, quanto mais você usa, mais ela desgasta.

No momento em que ela acaba, o que nos mantém firmes é a disciplina. Meu objetivo com esse post é trazer 4 dicas que podem te ajudar a ter mais disciplina.

1- Defina seu porquê. Descubra seu propósito. Tenha isso bem claro, o quanto o Parkour te faz bem e as razões que te fazem treinar. Descubra e foque 100% nisso.

2- Controle o ambiente. Descubra o que te faz desistir do treino. Games, Instagram, sei lá. Todo mundo tem seus “vícios” que te levam a procrastinar e te seguram em casa quando você estava determinado a sair para treinar.

3- Monte um plano. Sei que a maioria não está acostumado com isso e talvez ache complexo. Um plano é um compromisso com você mesmo. Defina seus horários de treinos, seus hábitos, crie um programa daquilo que você acha que é melhor para você.

Encontre uma maneira que seja viável e coerente com seu estilo de vida. Não negocie com o plano, siga 100%! Mesmo em dias que sua força de vontade estiver mais baixa, esse plano e o compromisso que você assumiu com ele, podem te tirar de casa para treinar. Pense que o ato de concluir aquilo, vai te trazer uma sensação incrível de satisfação.

Não espere a motivação para treinar, treine para ganhar motivação.

4- Abrace seus erros. Em alguns dias você vai falhar. Se você cria um plano e não consegue cumprir, você tende a se frustrar e desanimar. É quase impossível ser 100% disciplinado, as vezes você vai falhar. Entenda que isso faz parte. Abrace o erro, aprenda com ele, no outro dia treine!

No longo prazo, o que importa é a recorrência de sucessos, falhar um dia ou outro não vai afetar tanto seu desenvolvimento.

Pensei nesse post principalmente para pessoas que estão numa fase de desânimo com o Parkour e com os treinos. Eu já senti isso e sei como é chato assumir até para nós mesmos que não temos vontade de treinar.

Se você está 100% motivado, nem preciso falar nada, continue assim. Mas se não está, espero que essas dicas ajudem de alguma forma.

Por incrível que pareça, tinha muita dificuldade em manter consistência nos meus treinos de Parkour. Eu vivo 12h ou mais por dia num ambiente de Parkour, e as vezes, trabalho tanto, que chega no meu tempo livre, a primeira coisa que quero fazer é ir para casa.

Usei essas dicas que passei para vocês para voltar a treinar com mais frequência em 2018. Até hoje isso tem me ajudado.

Post: Cassio Dias de Andrade Junior