Essa mensagem é principalmente para você, iniciante.

Recebi essa pergunta e me fez pensar. O que é ser ruim no Parkour?

Eu trabalho há 10 anos com aulas, então meu dia-a-dia envolve lidar com iniciantes. Já trabalhei em outros esportes também, e nunca vi tão forte essa característica como existe no Parkour:

As pessoas acham que precisam nascer prontas.

Por algum motivo, a galera não vê o Parkour como processo de desenvolvimento, mas como produto final. Isso ficou bem explícito nos memes de Taubaté. Por que é tão engraçado para a galera leiga? Acredito que por eles não fazerem ideia que Parkour, em grande parte das vezes, é aquilo também, se mover da forma que você consegue pelo ambiente.

Meu intuito não é pregar que não existem praticantes melhores e piores, pois sim, existem! Existem praticantes que fazem coisas que talvez eu nunca consiga na vida.

O ponto mais importante aqui é: você não precisa e nem vai conseguir zerar o Parkour.

Entendendo isso, vou sugerir algo que vejo que ajudou diversos alunos meus, e pode ser que sirva para você. São 5 conselhos, você usa se fizer sentido.

1- Entenda que qualquer habilidade demanda esforço para adquirir. Ninguém nasceu sabendo nada, e quem você considera bom no Parkour, provavelmente deu duro e teve diversas experiências para conseguir chegar lá.

2- As pessoas aprendem em velocidade diferente. Você que está começando, talvez se compare com um amigo, e isso é natural. Mas entenda que você tem o seu ritmo, e aprender na sua velocidade é a forma mais segura de você evoluir.

3- Vão existir muitas pessoas melhores e piores que você. Se a ideia é se comparar, aceite que no Parkour e na vida, sempre vão ter pessoas melhores e outras piores. Sempre existe alguém que pode te ensinar, e também que pode aprender com você.

4- Use a comparação, mas para se inspirar. Se você considera alguém melhor que você no Parkour, use isso como combustível. Descubra o histórico da pessoa, use o conhecimento dela para aprimorar sua técnica, tente treinar junto com pessoas boas e seu aprendizado vai ser muito maior.

5- Seja hoje, melhor que ontem. “Ser ruim” no Parkour, deve ser considerado não se dedicar, não se esforçar, não dar teu melhor. Ser ruim é ficar choramingando porque “não é bom o suficiente”. Vai lá e treina!

Eu, na adolescência, fui de longe um dos piores entre meus colegas de treino. Não sou um grande atleta, mas meu nível técnico chegou num ponto que me satisfaz e me permite usar meu corpo da forma que quero. Mantenha consistência. Se dedique dando seu melhor, seja paciente, pense no longo prazo, daqui 10 anos é impossível você não está melhor se for esforçado. E melhor, nunca compare sua página 1 com a página 2 de outra pessoa.

Isso fez sentido para você?

Texto: Cassio Dias de Andrade Junior