Você é um atleta de Parkour?

Existem várias definições para atletas. Há alguns anos passei a chamar praticantes de atletas também. Mas minha pergunta é mais para saber se você hoje treina pensando em competir.

Todos aqui já estão acompanhando como essa vertente esportiva do Parkour tem se desenvolvido. Eu inclusive organizo competições na Ponto B Parkour há algum tempo (internas, e tivemos algumas abertas ao público também) e recebo direto mensagens de atletas com dúvidas com relação a como treinar para competições.

É um tema que me interessa muito, dediquei um ano quase inteiro e muito dinheiro em uma atleta que patrocinamos na Ponto B, justamente por acreditar que é uma vertente que pode dar muito certo no longo prazo.

Gostaria de saber: quem aqui no grupo tem interesse em treinar para competições? Você já treina especificamente para isso? Você programa seus treinos?

Se é algo que te interessa. Vou deixar algumas dicas simplificadas sobre assuntos que acho que vale a pena você dar atenção.

1- Crie um plano nos seus treinos. Responda a seguinte pergunta: “Para que eu vou treinar?”. Defina uma prova e dia específico, esse será seu objetivo. Exemplo: Pega pega parkour / competição da Voltz Parkour / Air Wipp / NAPC.

2- Divida o período de hoje até a data da competição em semanas. Cada semana chamaremos de MICROCICLOS. E esse período todo chamaremos de MACROCICLO.

3- Defina as provas que você vai competir. Skill, speed, style? Pode focar em uma, 2 ou nas 3. Mas tenha em mente que quanto mais provas decidir se dedicar, menos esforço vai conseguir colocar numa específica. Defina a % que vai dedicar nos treinos para cada modalidade. Sugiro focar em treinar as que você tem mais chance de obter resultados.

4- Quais suas fraquezas e fortalezas? Defina seus pontos fortes, aquilo que você é bom, e faça a manutenção disso. Descubra os pontos fracos, é ali que está a tua maior oportunidade de ganho ao longo do teu macrociclo.

5- Descreva de forma objetiva qual resultado você espera alcançar na competição alvo. Exemplo: Quero ficar entre os 10 melhores, entre os 5 melhores, quero pódio, quero ser campeão. Use o método SMART para definir metas, a meta tem que ser: Específica, Mensurável, Atingível, Realista e Tangível. Talvez se é sua primeira competição, você erre por altas ou baixas expectativas. Mas ajuste para o próximo.

6- Divida o MACROCICLO EM 4 FASES: (1) PERÍODO GERAL / BÁSICO – treine condicionamento físico, melhore suas capacidades físicas e aprenda movimentos novos; (2) PERÍODO ESPECÍFICO – treine força específica para o parkour, lapide os movimentos que já conhece; (3) PERÍODO PRÉ-COMPETITIVO – treine simulações de competição, aumente os treinos técnicos e reduza os treinos físicos; (4) PERÍODO COMPETITIVO – hora de coletar resultados.

7- Se você já é mais avançado, pode incluir MICROCICLOS DE CHOQUE, são treinos que você pode dobrar intensidade ou volume (dependendo da fase), com intuito de tirar teu corpo de um platô (estabilidade no treinamento, quando quase já não se observa melhora). Cuide pois esse período mal pensado, pode trazer lesões: Exemplo: Se você treina 2 horas, por 2 semanas, aumente para 3 ou 4 horas de treino (mantendo a mesma qualidade e dedicação).

8- Quando perceber que seu corpo está cansado, ou depois de uma semana muito pesada (choque), faça uma semana de transição, regenerativa, treine mais leve e deixe seu corpo recuperar e desenvolver todos os benefícios dos treinos passados.

9- Busque avaliações que você possa fazer antes, durante e depois cada período. Assim descobrirá se seus treinos estão rendendo ou não. Essas avaliações podem ser testes específicos, exemplo: velocidade num percurso específico, combo em giros, sequência técnica de dificuldade, etc.

10- Simule competições. Crie “provas treino”. Se sua competição será pela manhã, acorde um dia e treine como se fosse uma competição. Chame amigos e desenvolva uma competição entre vocês, prepare seu emocional e psicológico. Crie uma “situação real” onde você tem uma chance para dar seu melhor.

11- Evite lesões. A maior inimiga de um atleta é a lesão. Atrasará seus treinos e pode colocar todo o seu plano em risco.

Espero que contribua com quem tem interesse em pensar melhor nos treinos e se desenvolver mais no ambiente competitivo do Parkour.

Ainda engatinhamos nisso, e é excelente, pois quem começar agora a agir como um atleta com uma periodização séria, poderá em médio prazo colher frutos e estar a frente de muita gente que ainda acha que a melhor forma de obter bons resultados é só sair por aí pulando (o que não tem problema nenhum, mas dificilmente você extrairá seu melhor como atleta competitivo assim).

Phelps não se tornou o melhor nadador da história dando role na praia ou brincando na piscina. Bolt não se tornou o melhor corredor da história correndo para pegar busão. Existe método, existe estratégia!